quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Córrego no horto despoluido?


Segundo uma noticia publicada no portal Programa Córrego Limpo, do governo do Estado de São Paulo, anuncia a despoluição do Córrego Ciclovia - no Horto Florestal.

De acordo com a informação cerca de 5,2 mil pessoas foram beneficiadas, o custo da obra é de R$ 200 Mil reias.

Subprefeituras envolvidas: Santana e Casa Verde/ Cachoerinha
Responsabilidade Sabesp: Unidade de Negócio NorteAções


O programa visa a ampliação e melhoria do sistema de coleta e afastamento dos esgotos:- Novas redes coletoras de esgotos - Novas ligações de esgotos- Limpeza do Córrego e das galerias de águas pluviais

Córrego no horto despoluido?
O córrego do arboreto como sempre foi conhecido ( mas que para a propaganda mudaram o nome para CICLOVIA para justificar a sua despoluição parcial como totalizada), nasce no interior do Arboreto da Vila Amália, atravessa entre a divisa dos bairros do Jd Pery e Vila Amália indo deságuar no leito do córrego Guaraú na Vila Continental.
É estranho ler tantos anuncios explicitando na mídia, inclusive em centenas de cartazes espalhados por estações do metro, sites, portais, outors e nos diversos boletins informativos sobre as interdições no curso deste córrego. Da maneira como esta sendo noticiado, fica a impressão de que toda sua extensão tiveram as águas despoluídas, mas que nas verdade foram apenas 150 metros do percurso despoluídos em menos de 70% de despoluição, e o restante encontra-se ainda em situação deplorável, com lançamentos de esgotos a ceu aberto.

Para entender melhor esta matéria, tomei estas duas imagens no site do ''Google Heart'', onde pode se avistar em visão aérea todo o trajeto do córrego citado:

Na figura nº1 : As flechas amarelas demarcam o trajeto do córrego onde já foi despoluido.

Na imagem nº 2: Vemos o trajeto restante, com 100% de suas águas poluidas.


Conclusão final;
Nessa linha de comparação, é notável que na maior parte do córrego a poluição é plena, ás suas águas continuam sendo lançados esgotos residenciais sem tratamento, ou servindo como depósito de lixo, criames de ratos e mosquitos, além de construções clandestinas ás suas margens, uma depredação total.

Com isso, diante do estardalhaço do noticia, o assunto deixa nos uma ponta de desconfiança dos fatos noticiados com muito esmero voce não acha, ali[as nós que somos moradores antigos conhcemos este córrego e os seus problemas a muito tempo, desde que nascemos, e não será por uma pequena mexida no seu curso que poderá ser dado a noticia da sua despoluição completa, pois estamos de olho.

Para isto, abaixo trazemos fotos tomadas ao longo do percurso do Córrego do Arboreto, são imagens de trechos desde a saida do Arboreto/Olaria, até a pracinha do Pery, por entre divisa do bairro Vila Amália com o Jd Peri. até chegar no bairro V. Continental


texto; Robinson Dias

fotos: (1 e2) site Google Heart -(3,4,5,6) Robinson Dias

Um comentário:

Anônimo disse...

cade o wil no esquema po .