terça-feira, 26 de abril de 2011

ALKIMIN VAI A DESFORRA E COMEÇA A DESFAZER ERROS DO SERRA

25/04/2011

Alckmin corta aula extra de idiomas
Folha de S.Paulo



O governo Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu acabar com o programa criado pelo seu antecessor, José Serra (PSDB), que oferecia aulas extracurriculares de idiomas em escolas privadas a alunos da rede estadual. No ano passado, haviam sido atendidos 80,8 mil estudantes.



Na avaliação da atual Secretaria de Estado da Educação, os cursos em seus próprios centros de idiomas são mais baratos, têm evasão menor e, por isso, serão ampliados. Essa é a primeira mudança do novo governo em ação da gestão anterior na educação.


Para a gestão Serra, parcerias com escolas como CCAA, Cultura Inglesa e Wizard eram a melhor forma de expandir vagas, pois os seus centros estavam presentes em só 98 dos 645 municípios.



Em nota, a atual secretaria diz que, para atender 80,8 mil alunos na rede privada, o Estado gastou o equivalente a R$ 507 por aluno/ano. Para os 58 mil dos centros dos colégios estaduais, o valor foi de R$ 14. O dado informado pela pasta sobre os centros próprios desconsidera gasto com o salário dos docentes, que são da própria rede.



Ainda de acordo com a gestão Alckmin, a taxa de desistência de estudantes nos seus centros de idiomas foi de 13,8%, "bem inferior" aos 32,4% nas particulares.



"Com o fortalecimento de seu modelo de ensino de línguas, a secretaria substituirá as vagas oferecidas para seus alunos por meio de contratos", afirmou a pasta.


Segundo a reportagem apurou, a secretaria apresentará ao governador nos próximos dias proposta para oferecer 200 mil vagas nos seus Centros de Ensino de Línguas.



Durante a campanha eleitoral do ano passado, Alckmin prometeu que 600 mil estudantes iriam fazer curso extracurricular de idiomas.


Secretário de Educação de Serra, Paulo Renato Souza afirmou que lamenta a decisão. Durante a gestão Serra, também houve mudanças em programas do então ex-governador Alckmin. Uma das principais foi o corte no programa Escola da Família, que prevê a abertura de escolas aos finais de semana.

Nenhum comentário: